sexta-feira, 22 de junho de 2007

Sobre a utopia


Óleo sobre tela Paisaje zapatista, 1915, de Diego Rivera, e trecho de Eduardo Galeano.

"Caminho dez passos, ela se afasta dez passos.
Corro cem metros, ela se afasta cem metros.
Por mais que eu a persiga, jamais a alcanço.
Então para que serve a utopia?
Serve para isso: para fazer caminhar."

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Frase do dia


Numa sessão em homenagem à TV Bandeirantes, o ainda presidente do Senado Renan Calheiros criticou a imprensa. Leva a taça do cinismo.

- Liberdade de imprensa exige equilíbrio, serenidade, ética e responsabilidade. Sem responsabilidade, abre-se espaço para o excesso, para a pirotecnia, tudo isso em desfavor das instituições e a bem do sensacionalismo, mazela que, cada vez mais, é banida dos valores da sociedade. Exercer a liberdade requer consciência coletiva, sob pena de se marchar para a ditadura da opinião preconcebida, que, por ser parcial, segue ao sabor dos ventos, inclusive dos ventos do preconceito, dos ventos dos interesses velados.

A coleira de pedras preciosas



Suassuna, o homem-show, segundo O Globo:

Ariano Suassuna é do tipo que perde o amigo, mas não perde a piada. Ontem, no auditório do jornal O Globo, o escritor paraibano e secretário de Cultura de Pernambuco fez uma analogia entre uma cena de "Auto da Compadecida", adaptado para a televisão em 1999, e uma notícia que leu em um jornal recentemente. Ele lembrou da cena em que João Grilo (vivido por Matheus Nachtergaele na minissérie de Guel Arraes) fica doido quando vê o cachorro da patroa comendo um bifão suculento, enquanto ele e Chicó (Selton Mello) têm que se satisfazer com a papa preparada com restos de comida. "Em 'Auto da Compadecida', João Grilo fica doido quando vê o cachorro da patroa comendo um bife passado na manteiga. Dia desses, li em um jornal uma notícia de que existe uma loja que vende coleiras de cachorro cravejadas de pedras preciosas. Eu fiquei indignado. Se eu soubesse disso antes, não tinha falado tão mal da mulher do padeiro. Enquanto tiver gente passando fome, isso tem que parar", disse Suassuna.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

UE busca novo diálogo com Cuba


O Herald Tribune publicou ontem que a Europa concordou em abrir um novo diálogo com Cuba, buscando forjar um novo relacionamento com o governo em Havana. Os ministros das relações exteriores dos 27 países da União Européia (UE) convidaram autoridades cubanas para um encontro em Bruxelas. Em uma declaração, os ministros da UE disseram que a transferência de poder do presidente Fidel Castro (foto), devido aos seus prolongados problemas de saúde, para uma liderança coletiva comandada por seu irmão Raúl, "constitui uma nova situação". A declaração da UE foi saudada como uma vitória pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, que visitou Cuba em abril e se encontrou com Raúl Castro.

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos fez recentemente uma visita de cinco dias a Cuba para avaliar como as autoridades reagiriam em caso do término das restrições de Washington a viagem e ao comércio agrícola. Cresce a pressão no Congresso americano para um relaxamento do embargo, mas o governo Bush e o establishment político cubano-americano têm resistido a tais esforços. As sanções políticas permanecerão congeladas, não anuladas. Madri pressionava pela suspensão formal das sanções. Em sua declaração, a UE disse estar "pronta para retomar um diálogo político abrangente e aberto com as autoridades cubanas em todos os assuntos de interesse mútuo".