domingo, 29 de julho de 2007

Democracia à brasileira


Após quatro anos de mandato do presidente Lula, apesar de alguns avanços produzidos pelas políticas governamentais, o país ainda convive com escândalos sociais inaceitáveis. E, para muitos, até difícil de dimensionar.
Para isso, no entanto, basta correr os olhos por alguns números, que assustam.
Diante das idéias de Espinosa, é no minimo instigante descobrir que o Brasil é considerado "a quinta "democracia do mundo" e "a principal economia da América Latina" ao mesmo tempo em que é "um dos três mais desiguais do planeta", segundo a ONU.
Que democracia é esta que, conforme o Ipea, condena 59 milhões de pessoas (31,5%, 2004) à pobreza e, deles, 26 milhões à extrema pobreza?

Que demoracia é esta que mantém a desigualdade em patamares impressionantes: a renda do 1% mais rico equivale ao de 50% da população do país?

Que democracia é esta que não consegue incluir a metade da força de trabalho nacional no mercado formal, o que impede essas pessoas o acesso à previdência e a remuneração menos indecente?

Que democracia é esta que se move, segundo números da OIT, explorando a força de trabalho de 4,78 milhões de crianças e jovens entre 5 e 17 anos, mal remunerados e em condições inaceitáveis?

Que democracia é esta que convive com 50 mil homicídios por ano, a maioria pobres e negros?

Que democracia é esta que, segundo o Ipea, não consegue evitar a evsasão de 43% das crianças que começam o ensino básico?

Que democracia é esta que permite a apenas 5% dos pobres "o privilégio" de chegar ao ensino superior?

Que democracia é esta que não consegue ensinar a metade dos alunos da quarta série a ler um texto?

Que democracia é esta?

Nenhum comentário: