sábado, 21 de abril de 2007

Capitalismo e desigualdade



De outro lado, o capitalismo demonstra-se incapaz de superar obstáculos como a o crescimento brutal da desigualdade social, que agrava a violência e a marginalidade. Como disse o diretor do Centro de Estudos sobre a América, o cubano Adalberto Ronda Varona, se é verdade que o capitalismo, em qualquer de suas formas, mostrou-se incapaz de resolver os grandes problemas que atingem a humanidade, a mesma humanidade não tem dado conta de construir alternativas a este modelo de produção e desenvolvimento.
Varona prossegue: “Isso mostra a vitalidade do socialismo cubano e suas possibilidades de permanecer vivo no tempo. Temos problemas, cometemos erros, mas a revolução esta viva. É totalmente possível e necessária a diversidade nos processos, nas ações para a tomada do poder, mas, dentro dessa lógica, nossa alternativa promove a flexibilidade do pensamento. O socialismo cubano é por direito próprio uma das expressões da diversidade constitutiva do paradigma socialista do século XXI, que se legitima em si mesmo, com a peculiaridade de que no momento é o único existente no continente”.
Após terem sobrevivido a tudo, ao embargo norte-americano e ao desmantelamento da URSS, Cuba e Fidel têm pela frente novas perspectivas, com os recentes acordos estratégicos com a Venezuela e a Bolívia, no marco da Alba, os acordos com a China, a descoberta de petróleo na ilha. A defesa de Cuba é a defesa da dignidade humana e deve ser compromisso de todos.

Hoje, milhões de crianças, em todo mundo, dormirão com fome. Nenhuma em Cuba. Pense nisso.

Nenhum comentário: