sábado, 21 de abril de 2007

Exemplo de dignidade


Portanto, embora pobre, a Cuba revolucionária é mais digna que a maioria dos países da América Latina, que o Brasil e, não há dúvida que a própria Cuba dos tempos de Fulgêncio Batista. É bom lembrar que a ilha se desenvolve sem os auspícios do Banco Mundial, do FMI ou do Banco Interamericano de Desenvolvimento, organismos que financiaram parte significativa da infra-estrutura brasileira. E, apesar das dificuldades, Cuba ainda “exporta” recursos humanos aos países que apóiam seu regime.
Há cerca de 28 mil médicos e especialistas cubanos cumprindo missões em 68 países. Inclusive no norte do Brasil, onde atendiam gratuitamente a população pobre até serem expulsos por pressão de entidades profissionais. Nos próximos anos, 150 mil médicos serão formados numa parceria entre Cuba e Venezuela para atender a 6 milhões de latino-americanos.
Cuba é o único país do mundo onde não há pessoas abandonadas, sem proteção social, dormindo nas ruas. O único país do mundo que pode se orgulhar de ter um mínimo de 9 anos de escolaridade para toda sua população. O único que tem um sistema de saúde universal, que atende gratuitamente a toda sua população, com a melhor saúde pública do mundo. Em 2006, Cuba cresceu 12%, mais que qualquer país latino-americano. O Brasil ficou em 2,9%.

Nenhum comentário: