segunda-feira, 14 de maio de 2007

Programa notebook popular


Depois do computador popular, é a vez do notebook popular. O governo federal deve anunciar hoje um programa de incentivo à venda de laptops. Com isso, o computador portátil passa a ter acesso a financiamento com juro abaixo do vigente no varejo. As linhas de crédito são oferecidas pela Caixa Econômica Federal, pelo Banco do Brasil e por varejistas credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para ter direito à linha de crédito, o notebook deve ter tela de 14 polegadas, processador de 1,4 GHz, placa de acesso à rede sem fio (Wi-Fi), gravador de CD, 512 megabytes de memória, disco rígido com capacidade de 40 gigabytes e peso de no máximo 3 quilos - configurações similares às dos laptops básicos disponíveis no mercado. O sistema operacional precisa ser o Linux, principal concorrente do Windows, da Microsoft. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 18% dos 8,2 milhões de computadores vendidos no País ano passado saíram de fábrica com o Linux. As informações são de O Estado de S. Paulo.

A desvalorização do dólar e incentivos fiscais concedidos pelo governo Lula impulsionaram as vendas de computadores pessoais desde 2005 no Brasil. Segundo dados preliminares da consultoria IDC Brasil, até fevereiro de 2006, foram vendidos cerca de 5,5 milhões de PCs, 36,2% a mais do que o observado no ano retrasado. É um crescimento superior às taxas observadas em anos anteriores. Em 2004, por exemplo, as vendas subiram 32% ante 2003. Em 2002, por exemplo, no final do governo FHC, o percentual foi próximo a zero. Além do dólar baixo, é evidente que a iniciativa do governo Lula de reduzir a zero as alíquotas de PIS e Cofins, então de 9,25%, foi decisiva para provocar o boom na venda de PCs.

Nenhum comentário: