quarta-feira, 5 de março de 2008

Via Campesina combate 'deserto verde'


Cerca de 900 mulheres da Via Campesina ocuparam nesta terça-feira a fazenda Tarumã, de 2.100 hectares, no município de Rosário do Sul, a 400 km de Porto Alegre. As mulheres realizaram o corte de eucaliptos e o plantio de árvores nativas em área que pertence à empresa sueco finlandesa Stora Enso.

A transnacional vem comprando dezenas de propriedades rurais no Estado, próximo da fronteira com Uruguai, embora a legislação brasileira (lei nº 6.634 de 1979; e o artigo 20, parágrafo 2 da Constituição Federal) proíba empresas estrangeiras de adquirir terras localizadas na faixa de 150 km da fronteira.

A meta da empresa é formar uma base florestal de mais de 100 mil hectares e implantar fábricas na região.

Em nota distribuída à imprensa, as mulheres declararam o seguinte: "Nossa ação é legítima. A Stora Enso é que é ilegal. Plantar esse deserto verde na faixa de fronteira é um crime contra a lei de nosso país, contra o bioma pampa e contra a soberania alimentar de nosso estado que está cada vez mais sem terra para produzir alimentos. Estamos arrancando o que é ruim e plantando o que é bom para o meio ambiente e para o povo gaúcho".

Nenhum comentário: